terça-feira, 5 de agosto de 2008

Garfield sem gato...Qual a graça???

Saiu hoje no Omelete:



A idéia é, no mínimo, surreal. Mas o resultado é inacreditável. O cartunista irlandês Dan Walsh fez a crítica mais criativa a Garfield, a longeva tira de jornal que, convenhamos, anda sem graça há pelo menos uma década.

A idéia de Walsh: apagar o gato gordo das tiras.

Consegue imaginar? Se não, visite o site da webcomic. Walsh, que lançou seu projeto em fevereiro deste ano, consegue resultados como humor negro, nonsense e até pena quando Jon Arbuckle, o dono do gato, começa a falar ou fazer caras sozinho. Como ele diz no site, a idéia é "revelar a angústia existencial do jovem sr. Jon Arbuckle. É uma jornada profunda à mente de um jovem isolado do mundo lutando em uma guerra contra a solidão e a depressão em um subúrbio americano".

A tira ganhou destaque entre fãs e revistas especializadas ao longo de 2008. Mas a história mais interessante é que Jim Davis, criador de Garfield, não ficou irritado ou chateado com a crítica, e declarou seu apoio a Walsh. Tanto que os dois lançam juntos, em outubro, o livro de tiras Garfield Minus Garfield, com tudo que Walsh já publicou. A editora é a Ballantine Books, que publica as coletâneas tradicionais de Garfield nos EUA.

Com 128 páginas, o livro já está entre os mais comemorados do ano - entrando na mesma categoria de Perry Bible Fellowship e Achewood como webcomics (um hobby para a maioria dos cartunistas que as mantêm) de sucesso.

0 comentários: