segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O gatinho Nemo doou sangue ontem. Veja fotos e etapas do processo de doação!

Este é o Nemo!!!


O Nemo, gatinho tripé do meu irmão e de minha cunhada, fez uma boa ação no domingo passado: doou sangue para uma gatinha doente, a Pretinha, que estava sofrendo de insuficiência renal.

Eu costumo doar sangue para humanos, mas pouco sabia sobre a doação para/entre animais.

O procedimento funciona mais ou menos da seguinte forma: o gato doador é levado ao laboratório, onde faz um teste para verificar a compatibilidade do sangue com o receptor. Estando tudo ok, inicia-se a doação.

O sangue é retirado do animal e armazenado em seringas. Tira-se cerca 20 ml de sangue por cada quilo do animal. O Nemo, por exemplo, pesa 6.300 Kg e doou cerca de 120 ml de sangue, que, logo em seguida, foi injetado no gato receptor.



Minha cunhada teve a ótima ideia de tirar fotos das etapas da doação. O Nemo já passou por poucas e boas na vida antes de chegar à casa do meu irmão e da minha cunhada - teve até uma patinha amputada (veja aqui um pouquinho de sua história). Mesmo assim, é um animal muito doce, tanto que chegou até a fazer carinho nos veterinários do laboratório. Apesar disso, precisou ser sedado e voltou pra casa ainda sonolento.

Neste momento, o sangue é retirado do Nemo

Este é o Nemo ainda sedado!

A boa notícia é que gatinha receptora - a Pretinha (veja foto abaixo) - já ficou mais animadinha logo após receber o sangue e iniciar o tratamento com um medicamento que deverá ser tomado para o resto de sua vida. Ela começou a miar e a reclamar do soro, o que não estava fazendo antes.

 Pretinha recebendo o sangue de Nemo



Agradeço à Andrea pelas fotos e explicações a respeito do processo de doação. Tenho certeza de que essas informações esclarecedoras serão úteis para todos os gatos e gateiros de plantão! E torço também pela rápida e plena recuperação da Pretinha!

3 comentários:

Michelle Schons disse...

Que bacana isso! Muito legal mesmo os animais poderem ajudar tbm dessa forma outro animal :D

Bjos!

Blog da Pink disse...

O Nemo é lindo e poderoso ! Acho bárbaro que os animais possam se ajudar, foi uma bela atitude do Nemo e da sua cunhada !
Eu já perdi um gatinho com insuficiência renal e sei como é triste ver um gatinho sofrendo.

Marcia disse...

Oi Chelle e Rutha!
É verdade, aprecio a atitude da minha cunhada, que decidiu pela doação, e do Nemo, que se comportou bem pra tirar o sangue e ajudar a amiguinha felina. Às vezes esses simples gestos fazem toda a diferença para quem precisa, não é mesmo? Vamos divulgar! Com certeza, há muitos gatinhos na mesma situação que a Pretinha e muitos outros que podem ajudá-los.