Mas, conforme explica Victoria Stilwell em seu livro "Ou Eu ou o Cachorro", existem algumas regras de ouro que devem ser levadas em consideração para que o processo de adestramento de seu amigão transcorra de maneira mais tranquila, trazendo resultados mais rápidos no comportamento do cãozinho:
1. Pense como um cachorro: compreenda como os cães aprendem e as coisas de que a espécie deles precisa.
2. Fale a língua dos cães: aprenda a se comunicar de modo eficiente na língua canina.
3. Cão-chefe: quem está no comando? Você. Você precisa ser o líder de matilha de seu cachorro.
4. Dê reforço positivo: recompense o bom comportamento. Ignore ou corrija o comportamento que você não deseja incentivar.
5. Momento certo: observe qual é o momento certo para recompensar ou corrigir.
6. Ele diz, ela diz: seja sempre constante - isso vale para todos os membros da família. Usem os mesmos comandos e entrem em um acordo a respeito das regras da casa.
7. Conheça seu cão: seu cão é um ser com qualidades, defeitos e preferências. Deve-se considerar as características de raça - se pura ou misturada.
8. Mude as opções: ofereça diferentes experiências para estimular o cérebro e os sentidos de seu cão.
9. Aprendizado para a vida toda: comece o treinamento cedo e continue reforçando o aprendizado ao longo da vida do cachorro.
10. Quanto mais fácil, melhor: simplifique as coisas para que seu cão seja bem-sucedido. Cuide do ambiente dele.
Para quem não lembra, Victoria Stilwell é a apresentadora do programa "It's me or the Dog", que aqui no Brasil passa no canal GNT. Ao assistir os episódios, sempre fico impressionada com a maneira como ela consegue mudar os hábitos dos cãezinhos e de suas famílias, que na maioria das vezes, são as principais responsáveis pela falta de educação dos cachorros. Assim, recomendo a leitura do livro, que está à venda aqui.
Ah, e por falar em adestramento, já viram o Playmobil Adestrador de Cachorros??? Pra falar a verdade, achava que nem existia mais Playmobil, que era coisa da "minha época". Mas vi a foto do brinquedo e achei muito fofo. Me lembrou os tempos de infância. Enfim, se você ficou curioso e quiser conhecer o Playmobil Adestrador de Cachorros, clique aqui.
0 comentários:
Postar um comentário