terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Do pastor alemão Bolt ao labrador Marley, cães brilham nos cinemas

Fevereiro é mês de Oscar. Neste período, distribuidoras despejam sobre o público seus lançamentos mais cotados, muitas vezes dramas lamuriosos, romances impossíveis ou aventuras épicas.

Na atual temporada, porém, a despeito do sofrimento da mãe Angelina Jolie, em "A Troca", ou do sensível romance por décadas de Brad Pitt e Cate Blanchett, em "O Curioso Caso de Benjamin Button", quem está fazendo as plateias verterem lágrimas é um labrador, que rouba a cena de Jennifer Aniston e Owen Wilson em "Marley & Eu".



"Marley & Eu", protagonizado por Jennifer Aniston e Owen Wilson, conta a história de uma família que se afeiçoa ao cachorro Marley
Desde a sua estreia, em 25 de dezembro, o filme se mantém no "top ten" das bilheterias brasileiras. Até a última quarta-feira, já tinha sido assistido por cerca de 1,3 milhão de pessoas. Em sessões que continuam cheias, é difícil não ouvir nenhuma fungada no quarto final do filme. Marmanjo enxugando lágrimas na saída também se tornou uma imagem comum.

Marley é o mais novo membro de uma linhagem de cães bem-sucedidos em Hollywood, que passa por Rin-Tin-Tin, Lassie, Benji e, mais recentemente, pelo são-bernardo Beethoven.

Como Beethoven, aliás, a graça de Marley está justamente em mostrar um cachorro grandalhão, que estaria mais confortável numa grande fazenda, num ambiente residencial. Todas os clichês estão lá: móveis despedaçados, corridas desabaladas e embaraços públicos.
O que torna "Marley & Eu" especial, no entanto, é que, apesar de cenas cômicas, o filme passa longe da comédia-pastelão de "Beethoven" e se insere mais no gênero drama-família.

Comprado quando ainda era recém-nascido, o labrador batizado em homenagem a Bob Marley acompanha todas as fases do relacionamento de um típico casal: a insegurança do começo do casamento, o crescimento profissional, as brigas, a maternidade. Durante o filme, foram usados 22 cães para interpretar Marley, 11 na fase filhote.

No longa, John Grogan (Owen Wilson) se torna colunista de um jornal na Flórida. Sem ideias para seu primeiro texto, conta uma experiência pessoal com Marley. A coluna vira um sucesso e pontua toda a carreira do jornalista durante os 13 anos seguintes.

O filme é inspirado no livro homônimo de John Grogan, autor de outra obra publicada no Brasil ("Cachorros Encrenqueiros se Divertem Mais").

Aliás, a raça de Marley e Gracie está com tudo no cinema. No drama policial "Gran Torino", Clint Eastwood dirige e interpreta um rabugento veterano de guerra. Sua fiel amiga é Daisy, labrador que escuta seus resmungos entre uma cerveja e outra.

Mas nem só de labradores vivem as telas. Na animação 3D "Bolt - Supercão", quem brilha é um pastor alemão que se acha um super-herói.

Uma chihuahua é a estrela de "Perdidos pra Cachorro". Acostumada com a boa-vida em Beverly Hills, ela acaba se perdendo no México. O filme segue a linha "Olha Quem Está Falando", com os cães falando no lugar dos bebês.

Na comédia "Hotel Bom pra Cachorro", o paulistano irá assistir a um verdadeiro desfile de raças, com direito ao jack russel Friday à frente de poodle, buldogue, collie, pug e cia.

Prepare seus ouvidos.

Bolt - Supercão

Animação digital da Disney em 3D mostra um pastor alemão que estrela uma série de TV como herói e acha que realmente possui superpoderes, sem desconfiar que o mundo à sua volta é falso. Quando ele se perde, começa a aventura.
Em cartaz

Marley & Eu
Com Owen Wilson e Jennifer Aniston
Acompanha a história de um casal desde a lua-de-mel, sempre testemunhada pelo desajeitado labrador Marley.
Em cartaz

Gran Torino
Com Clint Eastwood e Bee Vang
Clint interpreta o carrancudo veterano de guerra Walt. Além de arrumar confusão com os imigrantes asiáticos da vizinhança, ele passa seus dias na varanda, tomando cerveja e reclamando da vida para Daisy, seu labrador.
Estreia em 20/3

Hotel Bom Pra Cachorro
Adolescente e seu irmão caçula são enviados para um orfanato que não aceita animais e procuram um lar para seu jack russel Friday. Após encontrar um hotel abandonado, eles resolvem abrigar todos os cães perdidos da cidade.
Estreia dia 20/2

Perdidos pra cachorro
Como os bebês de "Olha Quem Está Falando?", os cachorros aqui falam e são cheios de personalidade. A estrela do filme é a chihuahua Chloe (voz de Drew Barrymore na versão original). Dondoca de Beverly Hills, ela fica aos cuidados da sobrinha de sua dona e vai parar no México, onde se perde. No Brasil, o filme será exibido apenas em cópias dubladas.
Estreia dia 13/2

Fonte: Folha de São Paulo

0 comentários: