terça-feira, 22 de março de 2011

Meu encontro com Knut

Hoje gostaria de comentar sobre um fato animal que me deixou triste no final de semana passado: a morte repentina do urso polar Knut - vocês se lembram dele? Ele virou celebridade internacional e estrela do zoológico de Berlim, há cerca de 4 anos, quando foi rejeitado pela mãe logo após seu nascimento.

Alguns ativistas ecológicos infelizes chegaram a fazer uma campanha para que ele fosse sacrificado, em vez de ser criado por humanos - e me lembro que chegaram a ameaçá-lo de morte logo depois... Mas Knut foi muito bem tratado por um funcionário do zoo e, aos poucos, foi se acostumando a viver em seu cativeiro como um verdadeiro urso, ao lado de três ursas, que possivelmente se tornariam suas namoradas um dia: a Tosca, a Nancy e a Katyuscha.

Eu acompanhei bem de perto o desenrolar da polêmica que se formou em torno do pequeno Knut na época do seu nascimento e sempre tive curiosidade por conhecê-lo. E isso acabou acontecendo há cerca de duas semanas, quando passava alguns dias das minhas férias em Berlim.

Em uma manhã gelada de inverno, decidi tirar algumas horas para ir ao zoo de Berlim, sobre o qual falarei com mais detalhes em outra postagem. E depois de conhecer muitos animais muito fofos e interessantes, finalmente cheguei à área reservada aos ursos polares. Lá estavam o Knut e suas três amigas, curtindo o friozinho, tirando uma soneca gostosa ou passeando pelo cativeiro. Knut era o urso que se movimentava mais. Caminhava pelas pedras e ficava admirando os visitantes. Fiquei alguns minutos olhando para essas incríveis e pesadas criaturas e nem poderia imaginar que seria uma das últimas pessoas a ter a oportunidade de conhecer o Knut.

(clique nas fotos para ampliá-las)




É sempre triste quando um animal de uma espécie ameaçada morre, ainda mais quando ele é tão jovem e querido em todo o mundo quanto Knut. Torço agora para que as três fêmeas que lá ficaram encontrem um namorado e consigam em breve dar ao zoo de Berlin um substituto à altura do célebre Knut.

2 comentários:

Paty ǤŘéŁ Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ disse...

OIII
EU TAMBÉM FIQUEI SUPER TRISTE E NÃO ACREDITAVA, QUANDO LI UM JORNAL QUE ACABEI ACREDITANDO.....
TOMARA QUE APAREÇA UM IGUAL ELE,
DIVERTIDO E AMADO POR NÓS.
BOA NOITE
TCHAUUU

VERA LÚCIA disse...

Puxa, que coisa ! Eu fiquei muito
comovida também. Achei um desperdício ele ter morrido tão
jovem, depois de tudo que foi
feito para que sobrevivesse.
Mas a vida é assim... Você
deve ter sentido muito mais
ainda, depois de ter tido a
chance de conhecê-lo. Que
peninha !
Beijos !
Vera