quinta-feira, 20 de maio de 2010

ONG faz campanha do agasalho para cães e gatos em SP

SÃO PAULO - A ONG Adote um Gatinho, de São Paulo, está arrecadando roupas, cobertores, toalhas e caminhas para animais de rua. É a segunda vez que a entidade faz uma campanha do agasalho para cães e gatos. A ONG argumenta que, com a chegada do frio, todos os anos, gatos e cachorros adoecem e chegam a morrer de frio. As doações vão para animais que vivem em sítios, terrenos, jardins, cemitérios, favelas e até mesmo em casinhas improvisadas na rua e que são cuidados por protetores independentes.

Segundo Marisa Licursi, uma das responsáveis pela ONG, em 2009 foram arrecadados mais de 700 produtos.

- Graças à ajuda de dezenas de pessoas simpatizantes aos animais, a maioria resistiu bravamente às baixas temperaturas e à umidade -

O médico veterinário Mateus do Amaral Freitas, da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Botucatu, explica que os animais não precisam de roupas para se esquentar no inverno. Segundo ele, os pelos ajudam a manter o calor do corpo e, além disso, eles se protegem buscando lugares mais fechados para dormir e se agrupam - uns esquentam os outros.

- Só filhotes de até 20 ou 30 dias de vida, que têm a defesa frágil, precisam de maior aquecimento. Mesmo assim, o papel de aquecê-los fica por conta das mães. Os maiores e sadios não morrem - garante Mateus.

Segundo ele, apenas cães e gatos que sempre viveram em apartamentos e, repentinamente, são abandonados nas ruas, sentem mais a chegada do frio. Mesmo assim, sobrevivem.

- Só morrem aqueles mais velhos, doentes e debilitados - diz.

O veterinário residente da clínica de pequenos animais do campus de Botucatu acha válida a iniciativa da ONG, mas priorizaria a adoção e a castração como essenciais.

Fonte: O Globo

0 comentários: