segunda-feira, 1 de março de 2010

No Japão, gata é promovida a cargo executivo

Tama, uma gata de 10 anos, foi promovida a oficial de instruções operacionais da estação de Kishi, uma linha ferroviária de Kishikawa. Cerca de cem fãs estiveram presentes no evento oficial que aconteceu nesta segunda-feira 4.


A gatinha ficou conhecida em 2007 quando foi “contratada” a “chefe de estação”, depois que a companhia ferroviária Wakayama Electric Railway teve de demitir vários funcionários devido à crise econômica e ao baixo número de passageiros.

Tama, cujos pais eram gatos de rua, nasceu perto da estação e passava todos os seus dias ali por perto. Ela foi adotada por uma dona de uma mercearia vizinha.

Depois que ela assumiu o posto, aos 7 anos de idade, o número de passageiros cresceu. Em 2006, 300 mil passageiros passavam pela estação. Depois que Tama assumiu o posto, a circulação de passageiros cresceu para 2,2 milhões. O porta-voz da companhia chegou a dizer que a gatinha estava trazendo sorte à estação.

Desde então, a felina é a queridinha dos funcionários e do público. Em janeiro de 2008, ela já havia sido promovida a superchefe de estação, o quinto cargo mais importante da companhia.
De acordo com a empresa, esta é a primeira vez que um gato se torna executivo de uma empresa ferroviária no mundo.

E para quem acha que a gata é preguiçosa, se engana. Segundo a dona, Tama adora sair para trabalhar. A gatinha ganhou 300 gramas nesses três anos de trabalho “árduo”. Talvez seja o salário que tenha feito isso. Ela é paga com comida.

Fonte: Made in Japan (via @elfinha)

0 comentários: