quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Participe do manifesto que pede punição para mulher que jogou gata do 8° andar em Passo Fundo (RS)

O texto que vocês lerão a seguir é, na realidade, um convite e um desabafo da jornalista Fatima Chuecco para que todas as pessoas que são realmente humanas e que respeitam os animais se unam para cobrar das autoridades uma punição para uma mulher de Passo Fundo (RS), que atirou sem dó nem piedade uma gatinha do 8° andar de um prédio, no dia 28 de janeiro.

Quem não está por dentro da história pode ler aqui os detalhes mórbidos da atitude insana dessa mulher, que precisa ser punida pelo que fez.

Posso adiantar que, felizmente, a gatinha não morreu na queda. No momento, ela se encontra internada em uma clínica veterinária e recebe todos os cuidados médicos necessários para sua recuperação.

A seguir, reproduzo o pedido da jornalista Fátima Chuecco para que se faça justiça neste caso. Mais embaixo, vocês encontram também emails de autoridades e da imprensa local para os quais devem ser enviados os textos destacados na cor vermelha. Junto a eles devem constar seu nome completo, RG e Cidade e Estado.

Vamos nos unir neste manifesto e pedir punição para essa mulher, que, em sã consciência, cometeu esse crime e, após ter defenestrado a gatinha ainda ligou para um órgao que se dedica à proteção dos animais para relatar o seu feito.

Texto de Fátima Chuecco:

"Se vc AMA os animais ou apenas é a favor da JUSTIÇA, essa é sua chance de participar de um processo inédito no Brasil pedindo Justiça à pessoa que, friamente, atirou uma gatinha do oitavo andar de um prédio em Passo Fundo/RS. Em 28 de janeiro de 2010, uma pedagoga pediu ajuda ao Corpo de Bombeiros para tirar uma gata que estava na janela de seu apartamento. Como não foi atendida vingou-se empurrando a gata para baixo e em seguida ainda ligou novamente para os Bombeiros avisando que tinha jogado o felino. A gatinha caiu na sacada do primeiro andar e foi socorrida pelos moradores do respectivo apartamento. Ela quebrou a bacia, teve danos em diversos orgãos e sofreu muito, mas sobreviveu. Está sendo atendida por uma clínica que até o momento tem custeado seu tratamento. Há esperança de que ela fique boa, ainda que não recupere por completo seus movimentos.
O caso paralizou Passo Fundo, gerou protestos e está chocando o Brasil todo. O mais agravante é que o ato foi cometido por uma pedagoga que, teoricamente, deveria também gostar de animais, afinal, uma pessoa que não respeita os animais não pode oferecer uma formação ética e solidária as nossas crianças.
Abaixo está uma carta dividida em duas partes que escrevi com o propósito de sensibilizar autoridades e imprensa locais. Caso vc concorde com o texto, basta ao final colocar seu nome completo, RG, Cidade e Estado e enviar para os emails abaixo que são da prefeitura, procuradoria geral, ibama e imprensa de Passo Fundo. Acompanhe tb o caso em meu blog http://jornalista.fatima.blog.uol.com.br"

Emails para os quais você deverá enviar os textos abaixo, junto com seu Nome, RG e Cidade/Estado:
Às autoridades de Passo Fundo
Como cidadão peço que se apurem os fatos e se faça justiça no caso da gatinha atirada do oitavo andar de um prédio. O caso já está correndo por todo o Brasil e chocando muitas pessoas, até mesmo as que não têm muito afinidade com animais domésticos, tal a crueldade empregada na ação. E o fato do ato sórdido ter sido cometido por uma pedagoga é algo ainda mais agravante, pois, nas mãos dessa mulher, Jandira Cadore (que confessou ter atirado propositalmente a gata de seu apartamento), passaram e ainda podem passar muitas crianças. E eu pergunto: que formação ela pode oferecer aos nossos  filhos, netos e sobrinhos? Uma boa formação, ética e solidária, com certeza, essa mulher não pode oferecer. Uma pessoa que lida com crianças deveria ter compaixão e respeito por todos os animais indefesos, mas ela provou ser uma pessoa de sangue frio e vingativa.
Por favor... é um caso marcante, que tem tomado repercussão nacional... e que, portanto, merece toda a atenção das autoridades de Passo Fundo. Essa gatinha pode, inclusive, se tornar um símbolo da luta do Bem contra o Mal e os senhores podem ter uma participação muito positiva nesse processo. Por muito menos, um cão no Japão ganhou estátua numa estação de trem, conforme o filme Para Sempre ao seu Lado, com Richard Gere, em cartaz nos cinemas e baseado em história verídica. Só o fato dela ter sobrevivido pode ser encarado como milagre... ou um sinal.
À imprensa Local
Estou nesse momento também pedindo a participação de vcs da imprensa nesse caso que tem chocado pessoas de todo o Brasil. Todos sabemos que a cobertura jornalística, em toda a sua história, permitiu que leis fossem criadas, culpados punidos e verdades viessem à tona. A imprensa de Passo Fundo pode ter uma atuação decisiva no sentido de se gerar um fato inédito na Justiça brasileira. No Exterior, o veterano ator francês Alain Delon, que durante muitos anos foi considerado o homem mais bonito do mundo e estrelou grandes filmes, conseguiu criar um Orgão formado por advogados que defendem os direitos animais e é reconhecido pelo governo. Um belo homem, um belo exemplo. Outras ações como essa estão acontecendo no mundo todo. Quem sabe não nasce em Passo Fundo uma história de Justiça para ser copiada no resto do planeta?
 Para refletir:
 "Entre a brutalidade para com o animal e a crueldade para com o homem, há uma só diferença: a vítima." (Lamartine)

3 comentários:

Herida Ruyz disse...

Olá!
Não conhecia seu blog, mas acho que te sigo no Twitter.kkk
Adorei seu blog. Sou apaixonada por animais. Respirou? Tenho amor e respeito.
Tenho 10 cachorros que eu cuido e uma gatinha que é minha paixão. Nuinca tive gatos, mas descobri que eles são maravilhosos. Personalidade forte, independentes e carinhosos tbm.
Fiquei sensibilizada com a gatinha atirada do 8º andar e já enviei um email.
Parabéns pela sua iniciatica, já estou te seguindo e se precisar de uma aliada p/ divulgar sua causa..estou à disposição.
www.lendonasentrelinhas.com.br
bjs

Marcia Oliveira disse...

Hérida, muito obrigada por seu comentário e pelos elogios ao blog. Obrigada por também participar do manifesto. Na realidade, só estou replicando uma iniciativa de uma outra gateira. Se você quiser fazer o mesmo no seu blog, sinta-se à vontade, até mesmo para utilizar o mesmo texto. Bjs, um carinho para os seus cachorros e vou entrar lá no seu blog agora.

marta scheffer disse...

Olá Marcia,parabens pela iniciativa,sou sua aliada na causa em defesa dos animais.Tenho 3 gatas e 3 cachorros todos eram de rua hoje sao meus amores,eu amo de paixão todos os animais da formiga ao elefante.bjos...DEUS te abençõe muitissimo.