sábado, 6 de fevereiro de 2010

O primeiro animal da casa (via Casa e Jardim)

Como escolher a raça, o que comprar para receber o pet, o que mudará na sua vida depois dele. Casa e Jardim elaborou um guia completo para quem quer adotar o primeiro animal de estimação.

Desde o casamento, o sonho do casal Mariliz Branco Ribeiro e Thiago Barsotti era ter um cachorro de grande porte, só que a falta de espaço inviabilizava a adoção. Quando Maria Clara nasceu, há três anos, decidiram que era a hora de trocar o apartamento pequeno por uma casa com direito a quintal e um pequeno jardim. Um mês depois da mudança, Liz, como é chamada, soube que uma excelente criadora estava doando um de seus cães da raça golden retriever. Sem pensar duas vezes – nem consultar o marido –, ela disse sim a um macho adulto, supostamente carente e hiperativo e que nunca havia sido adestrado.

A adoção do animal de 40 kg, que poderia muito bem ter se transformado em uma comédia tragicômica aos moldes do filme “Marley e Eu”, deu certo. “O Budder é doce, obediente, carinhoso e fiel. Dorme no nosso quarto e é um grande companheiro para minha filha”, diz Liz. O cachorro se acostumou rápido com os hábitos da casa e com as pessoas. “É mais do que um sonho realizado, é como se eu tivesse um outro bebê gigante e dourado.”


“Adotar um animal adulto é mais difícil, pois a fase de adaptação se torna mais longa, mas é perfeitamente possível”, explica a veterinária Rúbia Burnier, especialista em comportamento animal. “Ainda assim é necessário observar quais são as condições em que o animal viverá e qual é o perfil adequado à família. Só assim é possível fazer a escolha certa entre gato ou cachorro e até mesmo entre as várias raças dos cães”, completa.

Algumas adaptações tiveram que ser feitas na casa da família. Plantas tóxicas (saiba quais são) foram replantadas fora do alcance, o sofá foi forrado com um tecido resistente e o antigo lavabo virou um depósito a prova de cachorro. "Também mudei a localização de alguns móveis, para que Buddy tivesse mais espaço e não derrubasse objetos", conta sua dona. Por conta de todas essas mudanças, necessárias para acomodar o novo morador da melhor maneira e sem perigo, é preciso pensar bem antes de se responsabilizar pelo animal.

Será que eu estou preparado?

A dúvida de quando e qual animal adquirir é mais comum do que se imagina. Moema Feitosa, médica, é um exemplo clássico disso. Casada há 17 anos, tem dúvidas se deve ceder às investidas de seu filho de 8. “Ele diz: já que não demos um irmão, poderíamos pelo menos dar um cachorro”, conta. “A responsabilidade na criação é sempre dos adultos, embora a criança deva participar desse processo”, explica Rúbia. Vale lembrar que escolher um pet é muito mais fácil do que cuidar dele. Há despesas com alimentação e veterinário, além do tempo que deve ser gasto diariamente com o animal para que ele não fique deprimido. “Cães não devem passar mais que 4 horas sozinhos, pois são animais sociais. Os gatos são mais independentes, territorialistas, opção certeira para quem passa mais tempo fora de casa.”

É necessário que o adotante esteja disposto a abdicar de algumas coisas ao optar por um amigo bicho. Se alguma resposta às perguntas abaixo for não, repense. Talvez não seja o melhor momento para tamanha responsabilidade.


- Alguns animais de estimação vivem até 15 ou 18 anos. Você pretende cuidar dele até o fim de sua vida?
- Novos ambientes deixam filhotes ansiosos e estressados, por isso choram à noite. Ok para você perder algumas horas de sono?
- Pode haver algum deslize e o xixi, que deveria estar no quintal, vai parar no seu tapete preferido (saiba como evitar comportamentos inadequados). Está disposto a ensinar novamente que ali não é o lugar certo?
- Os meses de dezembro e janeiro são considerados os mais críticos quanto ao abandono de animais na rua, pois é época de férias e nem sempre dá para levá-los junto. Você gastaria um dinheiro extra para hospedar seu pet em um hotel para animais?
- Assim como nós, os animais estão suscetíveis a algumas doenças. Você pagaria uma conta mais salgada no veterinário caso o bichinho precise?

Se todas as suas respostas forem sim, acesse, abaixo, as nossas dicas - tem até um teste que diz se a sua personalidade corresponde a de um cachorro ou de um gato. Provavelmente em breve você será o mais novo “dono de primeira viagem”.

Faça o teste para saber qual o animal ideal para o seu estilo de vida clicando aqui

Fonte: Casa e Jardim

1 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.