sábado, 13 de fevereiro de 2010

Minhas impressões a respeito de um poodle macho com pelo pintado de rosa


Na última semana estava em uma loja de móveis em um shopping do Rio de Janeiro quando me deparei com uma cena patética: um poodle no colo de uma moça com o pelo de todo o corpo pintado de rosa. Minha mãe também se assustou com o bichinho e chegou a acreditar que se tratava de um animal de pelúcia.



Alguns minutos depois, enquanto caminhávamos pela loja, demos de cara com o poodle rosa e sua dona, toda feliz com ele no colo. Ela sorriu para gente, e aí minha mãe puxou conversa perguntando o óbvio: "O pelo dela é pintado, né? Não faz mal?"

A senhora respondeu que o cãozinho não era "ela", e sim "ele" - ou seja, a coisa rosa era um macho! Além disso, falou, com toda convicção, que o cãozinho já estava acostumado à tinta, porque sempre teve seu pelo pintado por ela..

Tivemos que fazer "cara de paisagem" e sair de perto, mas deu muita pena de ver aquele bichinho. Ele estava meio apático e parecia ter consciência de que sua aparência era ridícula.

Enfim, sei que existem tinturas no mercado específicas para o pelo de animais, especialmente para cachorros. Não sou veterinária, nem engenheira química, por isso não posso afirmam que essas tintas façam mal à saúde desses bichinhos, embora desconfie que isso realmente ocorra. Mesmo assim, considero uma crueldade tratar os bichos como objetos. Sim, porque apesar de aparentemente amar muito aquele poodle rosa, aquela mulher estava querendo transformá-lo em um bibelô, quando ele apenas deveria ser o seu companheiro.

Enfim, deixo aqui esse meu desabafo. Como já disse em postagens anteriores, acho que bichos devem ser tratados como bichos. Isso não significa que deva faltar carinho, cuidados, boa alimentação para eles - muito pelo contrário. No entanto, acredito que há limites saudáveis que devem ser levados em consideração na relação humano X animal. Considero que os humanos, na qualidade de tutores, devem prezar, acima de tudo, por sua dignidade e bem-estar, que são as maiores provas de respeito, amor e reconhecimento que pode se dar a um animalzinho.

E vocês, o que acharam do poodle  rosa???

4 comentários:

gustavo02 disse...

é uma coisa idiota mesmo. Pros animais ficar pintando os pelos, colocando roupinhas bonitinhas etc.. não passa de um transtorno para eles.

Anônimo disse...

É ridiculo!! Nenhum animal gosta de ter sua aprencia alterada somente para satisfazer os donos. Esse tipo de gente tem que tomar conciência...

Anônimo disse...

Por que esta pessoa não anda com um cachorrinho de pelúcia rosa,ao invés de ter que pintar o seu animalzinho de estimação? A mim parece que é uma pessoa que precisa aparecer,então usa seu animalzinho como isca.Quando amamos nosso bichinho,gostamos da aparência que ele tem realmente.

Calita disse...

Tão ridículo quanto fantasiar cachorros ou gatinhos. Roupinha só no frio do inverno. Tintura nunca...