terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A ida ao veterinário pode ser menos traumática para o seu bichinho


Levar gatos ao veterinário às vezes é sinônimo de ter que montar uma operação de guerra dentro de casa. Minha gata Isolda, por exemplo, tem horror à caixa de transporte. Colocá-la lá dentro pode gastar mais calorias do que uma aula de spinning e é uma tarefa extremamente desgastante e demorada. A minha gata Linda também odeia o transporte. Basta sentir que ele está por perto para correr para baixo da cama e ficar lá até conseguirem arrancá-la à força de casa.

Tenho a consciência de que também existem gatos mais dóceis, como é o caso da minha Margarida, que entra sozinha na casinha para fazer um passeio ou ir ao médico. Mas, levando em consideração o temperamento forte dos bichanos em geral, sei que a maioria dos humanos sofre para retirar seus gatinhos de casa, afinal eles são extremamente apegados ao ambiente em que vivem e se sentem extremamente inseguros quando vão para um local desconhecido. E se for pra tomar injeção, entao, nem se fala! É pavor na certa e é impressionante como os bichanos pressentem tais situações.

Para evitar que a saída de casa se torne um transtorno para você e para seu gatinho, algumas providências devem ser tomadas desde a época em que são filhotinhos. Veja só:

- Deixe o transporte sempre ao alcance do seu gatinho e faça com que ele se acostume com a sua presença. Ele pode ser usado como casinha ou caminha no dia-a-dia, o que  fará que guarde o cheiro de seu bichinho, tornando a saída para o veterinário menos traumática.

- Ao carregar o seu gato, não sacuda a caixa ou bolsa de transporte e vá conversando com o seu bichinho em um volume baixo e em um tom carinhoso. Ao notar sua presença, ele ficará mais calmo.

- Acostume seu gato a cortar as unhas com frequência para evitar possíveis ferimentos nas pessoas que irão manipulá-lo na clínica veterinária. Com as garras menores, o veterinário elimina esta etapa da consulta e torna o tratamento mais rápido e menos estressante para o animal.

-  Deixe que seu gatinho se sinta à vontade na presença de outras pessoas. Estimular a convivência com pessoas de fora será fundamental para que ele desenvolva a confiança em estranhos e ajudará um pouco a minimizar  sua relação de medo com o veterinário.

Coloque essas dicas em prática o quanto antes e veja se a próxima ida ao veterinário não será um pouco menos traumática para seu bichinho.Boa sorte!


0 comentários: