segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Assunto sério para a blogosfera: leia com atenção e ajude a divulgar

Sei que gatos e focinhos em geral pouco têm a ver com telefonia móvel, nem com o nível de censura que vem atingindo a blogosfera e menos ainda com a empresa Nokia. Mas, vou explicar a seguir o motivo deste post.

Devido a um problema sério ocorrido com um blog que acompanho bem de perto há cerca de 3 anos (o NokiaBR), resolvi utilizar o GatoMia para ajudar a divulgar uma injustiça contra um dos mais conhecidos e respeitados blogueiros de tecnologia e telefonia celular do país: o José Antonio Oliveira .

No dia 5 de janeiro, o José Antonio Oliveira, autor e idealizador do NokiaBR, recebeu uma notificação extrajudicial de um escritório de advocacia da Nokia solicitando que ele cancelasse imediatamente o domínio amplamente divulgado do blog (http://nokiabr.com.br) e que utilizasse outras cores em seu layout, diferentes do verde e azul que são característicos da marca Nokia. Os advogados alegaram que ele estaria tirando proveito dessas características para promover o seu blog às custas da mundialmente famosa Nokia.

O que José Antonio Oliveira fez ao receber notificação foi acatar todas solicitações imediatamente para evitar problemas com a Justiça e com a própria Nokia. No entanto, o cancelamento do domínio significou também o fim do blog, já que sem a referência da URL, seus leitores não teriam mais como achá-lo na Internet. Ou seja: desta maneira, três anos de trabalho e tempo dedicados a exaltar os produtos Nokia foram jogados no lixo, sem nenhum respeito ao blogueiro nem consideração ao relacionamento que havia sido construído entre ele e a empresa em questão durante todo esse tempo.

O mais intrigante em toda esta história é que, ao longo do período em que o blog NokiaBR se manteve no ar, o mesmo recebeu apoio total da Nokia, seja através do envio de aparelhos de telefone celular para teste, através de convites para eventos, e até mesmo pelo patrocínio de viagem para o exterior para a cobertura do lançamento de um foguete com participação da empresa finlandesa. Durante os três anos da existência do NokiaBR a empresa teve total conhecimento da existência blog e nunca se manifestou contrariamente ao seu funcionamento nem a sua estrutura, mesmo porque se tratava de uma de suas melhores propagandas na Internet. E o que é ainda melhor para a empresa é que se tratava de um trabalho voluntário e com alto nível de credibilidade, já que por seu vasto conhecimento na área de tecnologia, o blogueiro só fazia contribuições positivas e construtivas a respeito à divulgação da marca e dos produtos da empresa.

Sem dúvida, a atitude da Nokia foi um tiro no próprio pé, que, infelizmente, passou de raspão pelo nosso amigo José Antonio. Mas isso não há de ser nada e as "feridas" certamente serão logo cicatrizadas, já que apesar dos contratempos e da decepção com a empresa Nokia, ele continuará seu trabalho em seu blog Zeletron, que, agora, receberá toda a sua dedicação, tratando de assuntos relacionados à tecnologia de maneira geral.

Peço aos leitores do GatoMia que ajudem a divulgar este fato na Internet e que manifestem seu apoio ao blogueiro através de comentários no post "O que aconteceu com o blog NokiaBR", que certamente serão lidos pela Nokia e farão a empresa repensar uma atitude tão fria e injusta com um de seus melhores parceiros.

Ah, e não se esqueçam também de divulgar o blog Zeletron e de assinar os seus feeds, ok?

Abraços!


3 comentários:

Adriana Diniz disse...

Farei o comentário lá, apesar de eu não interesse direto no assunto, achei injustiça...!

Marcia Oliveira disse...

Isso, Adriana! Vamos apoiar!

lobo disse...

Eu ia comprar um novo celular,já tinha escolhido, mas diante desta covardia nazifacista com certeza nunca comprarei nokia, vou comprar um chinês da nokLa só de raiva,recomendo a todos fazerem o mesmo nokia,never more!!!!