quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Cachorros são mais "inteligentes" que gatos?


A eterna disputa entre gatos e cachorros ganhou força com a matéria de capa da revista "New Scientist", na última semana: segundo ela os cães são mais inteligentes que os gatos.

A matéria é bem extensa, mas vou tentar fazer um resumo do que li aqui na tabela logo abaixo, sendo, no entanto. indispensável para sua total compreensão a leitura da matéria na íntegra aqui (em inglês)

Mas, antes de qualquer coisa, peço calma aos gateiros de plantão! Antes de levarem a constatação do estudo para o lado pessoal, já adianto que a competição foi acirrada e que os felinos perderam por apenas um ponto de diferença. Ufa!

Nas 11 categorias analisadas para determinar a inteligência dos bichos, veja como se comportaram os dois animais:


Como amo tanto gatos quanto cachorros, a pesquisa foi apenas uma curiosidade. Sei que cada um desses animais tem sua natureza, com características próprias, ora muito parecidas, ora muito divergentes e que certamente por diferenças físicas e comportamentais, não há como compará-los a este nível, tentando determinar qual dois dois é o "melhor".

De qualquer maneira, vale ressaltar o valor do caráter científico do estudo, que explorou uma questão que até hoje era muito cheia de "achismos" e que aos poucos vai desvendando os maravilhosos mistérios cognitivos e comportamentais dos bichinhos que tanto amamos - sejamos nós "gateiros", "cachorreiros" ou "ambos".


2 comentários:

Unknown disse...

Essas comparações na maioria das vezes são baseadas no que é mais importante ou inteligente pra NÓS...
E não para os animais...
Cada um tem sua inteligência própria, desenvolvida de acordo com suas próprias características...
Os cães sempre estiveram mais próximos de nós justamete por serem mais dependentes, é a sua sobrevivência em jogo...
Amo os cães (como todos os animais), mas os gatos continuam exercendo uma força sobrenatural sobre a minha pessoa! hehe
Bacana o post!

Ligia disse...

Eu tenho 3 gatas e 1 cao...observo muito o comportamento deles.
E por observar tanto, percebo que as gatas sao mais atentas e muito inteligentes, elas sabem se comunicar com diversos tipos de miados.Se querem comer(minha gata Malú olha para o microondas e mia pedindo leite, e quando troquei o mircoondas ela notou). Miam tbm para que abra a porta.A Tati pula na maçaneta da porta e a abre ,quando estao com a caça proxima miam de uma outra forma, ate quando vao regurgitar sempre vem acompanhado por um miado avisando...Uma vez tbm a Malú estava inquieta em cima do muro, caminhava de um lado para outro e miava muito, parecia querer me avisar que algo estava errado,e realmente ela estava avisando, tinha uma cobra cascavel se aproximando.Os gatos tbm atendem pelo nome, sabem brincar de se esconder.
Aqui em casa a gatinha Malu e a Miau diferencia a caixa sanitaria das fezes e da urina.Teve uma época que minha gata Malu segurava por muito tempo a urina e eu comecei a dizer assim: - Faz xixi para sair Malu..xixi..e ela ia fazer.Quando falo NÃO..tbm entendem.Nossa!!! sao tantas coisas que fazem ..rsrsr
O cãopastor belga(Astor)sem eu falar...faz correr a gata mais brava(Miau) que bate na outra(Malu).Ele a protege sempre...Ele pega e tras os chinelos na boca o dia todo...querendo agradar. Mas eu percebo que as minhas gatas tem o raciocinio mais rapido e sao mais espertas tbm.Não sei se porque as estimulo, converso muito com elas...rsrsr
Bem..so escrevi um pouco de tudo que observo todos os dias, durante 8 anos, mas independente da inteligencia, esses animaizinhos são muito importantes na minha vida.