quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Dona de Shih Tzu fala dos prós e contras da raça e de sua paixão pelo cãozinho Yoda

 A jornalista Carolina Saint Martin, do Rio de Janeiro, nos relata a seguir a experiência de adotar um cãozinho da raça Shih Tzu, o fofíssimo Yoda. Leia e se apaixone!


GatoMia: Qual o nome, idade e cor da pelagem do seu Shih Tzu?
Carolina: Tenho um Shih Tzu tricolor chamado Yoda, ele tem 2 anos de muitos passeios por Copacabana.

GatoMia: Por que você optou por adotar um cão desta raça?
Carolina: Como eu e meu marido trabalhamos o dia todo e moramos em apartamento, fizemos uma pesquisa antes de adotar nosso filhote, buscando uma raça adequada para nosso estilo de vida. Não queríamos que nosso caozinho sofresse ficando sozinho, nem que incomodasse os vizinhos. Depois de pesquisar muito, chegamos à conclusão de que o Shih Tzu era a raça ideal, porque, segundo nossas pesquisas, é uma raça independente e muito silenciosa. Confesso que fiquei um pouco preocupada com os pelos longos e a fama de "pouco inteligente" da raça, mas hoje sei que o que os treinadores classificam de "pouco inteligente" tem muita relação com o temperamento "cabeça-dura" desse camaradinha peludo. Quando um Shih Tzu quer uma coisa, ele consegue! Mesmo que essa coisa seja ignorar completamente o treinamento e ficar todo esticado no seu lugar do sofá.



GatoMia: Quais as suas principais características comportamentais? E o seu temperamento?
Carolina: Todos os Shih Tzus que conheço são muito carinhosos, serenos, teimosos, expressivos e muito companheiros. Se você quer brincar eles brincam, se quer dormir eles dormem também, se está com frio nos pés, eles estão sempre prontos para esquentá-los. Enfim, é um cara boa praça e teimoso que vai fazer tudo o que você quer, mas do jeitinho dele. Se for destacar uma característica é a amabilidade, ele é realmente o melhor amigo que você pode ter. Mas você tem de tomar cuidado porque ele é tão boa praça que faz amizade com todo mundo e muitas vezes pessoas vão pedir o seu Shih Tzu para elas.

GatoMia: É verdade que Shih Tzu pode ser comparado a um gato no que diz respeito a sua independência?
Carolina: Eu já tive uns 3 gatos e posso afirmar que um Shih Tzu é parecido com um gato se pensarmos em independência, silêncio e serenidade. Eles até roncam que nem os gatos para demonstrar satisfação. Mas mesmo sendo muito independente, um cachorro nunca é tão independente quanto um gato. O Shih Tzu pode ser o mais independente dos cachorros, mas sempre vai querer ficar grudado em você enquanto você estiver em casa. Quando você sai, ok, ele deita na caminha e dorme a tarde inteira, sem problemas. Mas se você estiver em casa e quiser deixar ele preso na cozinha enquanto assiste televisão, ele com certeza vai protestar.

GatoMia: Como manter o pelo do Shih Tzu bonito e saudável? A raça exige algum outro cuidado específico?
Carolina: Essa era uma das minhas maiores preocupações antes de adotar o Yodinha, mas descobri que essa é uma questão mínima perto das alegrias que eles proporcionam. Você tem duas opções: deixar o pelo longo ou manter curto. Com pelos longos, eles ficam lindos e fofos que nem ursinhos de pelúcia, mas dá um pouquinho mais de trabalho. O meu tem pelo longo e vai 1 vez por semana ao Pet Shop. Só isso e ele tem o pelo mais lindo do mundo! Não embola, não solta pelos pela casa. Uma maravilha! Escovo quando quero "bricar de boneca" mas não é necessário quando vc leva ao Pet Shop 1 vez por semana como eu faço. Se você precisar economizar com o Pet Shop e quiser dar banho em casa, sugiro o pelo curto porque o problema do longo é secar a bola de pelos, demora, embola, dá um certo trabalho. Com o pelo curto, é tranquilo dar banho e secar, eles adoram!


GatoMia: O que mais o Shih Tzu tem de especial?
Carolina: Outras perguntas que costumo responder para meus amigos que se apaixonaram pelo meu Shih Tzu e, não conseguindo roubá-lo de mim, decidiram adotar um:
  • Apesar de ser peludo os Shih Tzus não soltam muito pelo. É claro que se for abraçar o seu Shih Tzu de roupa preta você vai ficar com alguns fios na roupa, mas a sua casa não vai ficar com pelos por todo lado como acontece com os Labradores, por exemplo.
  • Eles são caozinhos sensíveis. O meu teve alguns problemas de pele (fungos), mas nada grave. Cruzamentos co-sanguíneos podem gerar problemas genéticos. Por isso é muito importante saber quem são os pais.
  • Eles latem raramente, só quando se sentem ameaçados.
  • Eles adoram crianças.
  • Eles são muito limpos. Eu levo o meu para passear 2 x ao dia e ele segura direitinho. Se vc decidir por não passear com o seu, conheço outros Shih Tzus que fazem tudo no lugar certinho.
  • Shih Tzus têm muito pelo, então é melhor comprar um bebedouro de bilha para o seu. Isso evita fungos, pelos molhados e mal cheiro.
  • Alguns cachorros liberam o famoso "cheiro de cachorro". Shih Tzus não!!!
  • Cachorro gasta dinheiro (vacinas, ração específica para a raça...). Então, se o orçamento é apertado, talvez você precise refletir melhor.
  • Shih Tzus em geral não mordem os objetos da casa enquanto filhotes. O meu tinha muitos brinquedos e não destruiu nada!!
O nosso Shih Tzu é a maior alegria das nossas vidas, e eu e o meu marido não pensaríamos duas vezes se pudéssemos decidir de novo!

Quer saber mais sobre a raça Shih Tzu? Leia aqui no site do Clube do Shih Tzu.

13 comentários:

Mariana Serpa disse...

Mas que lindezaaaaa!!!!! :-D

Adriana Diniz disse...

Oi Mariana! Achei bonito e original seu blog. Parabéns!

Marcia Oliveira disse...

Obrigada Au Au Aurélio! Visitei o seu blog e também achei muito bacana.

Renatinha disse...

Oi Mariana,bem legal seu blog,eu tb tenho uma Shih Tzu,a Lulu e ela é um doce de cadela,peguei um cãozinho para cruzar com ela,já que ela foi adiantada,tem 1 ano e 3 meses e já está no terceiro cio,o primeiro,foi aos 5 meses,fora a gravidez psicológica que ela teve,mas vamos ao que interessa: Esse cãozinho que peguei,se chama Nicholas, ele foi da minha ex-gerente,ela é de São Paulo e como descobriu que está com Leucemia,deu ele a um colega de trabalho aqui de Maceió,o Nicholas era a coisa mais linda,caramelo e branco e seus olhos são azuis,dai,quando ontem fui buscá-lo,esse colega de trabalho deu ou vendeu ao primo dele,mas vi que eles não tem condições financeiras e nem paciência para criá-lo,os pêlos dele embolou tanto que eles mandaram tosar,agora que cresceu um pouco,já está todo embolado de novo,ele está acima do peso,não tinha ração pra ele e pelo odor de suas fezes,tenho certeza de que ele come comida normal,parece que ele não toma banho há um mês ou mais,achei também carrapatos e ele convive com outro cachorro,ele tem cheiro de outros cachorros,enfim,eu peguei ele por educação e pena,pq ele é um doce,estou tentando tirar os nós,mas está bem difícil,ele ficou apaixonado por mim,parece que ele é solitário,vou também dar um bom banho e hidratação e gastar uma fortuna de remédio para carrapatos,não estou podendo,mas meu coração não permite deixá-lo sofrer assim,queria fazer uma denuncia,mas não sei se tirariam ele dos donos e meu namorado acho que não devo,estou com o coração na mão,ele está tão feio que parece um vira - lata de rua,o que faço?Tenho certeza que muita gente deve achar besteira dar comida normal a um cachorro,mas quem tem shih tzu sabe que essa raça não permite esse tipo de alimentação,a raça é a melhor que eu já vi,mas todo mundo antes de ter,deve ter consciência de que não é fácil e nem barato cuidar.

Anônimo disse...

Também tenho um shih tzu, é uma fêmea, a Sophie, ELA É FOFA!!!! Carinhosa sem ser "grudenta". É o bebê de nossa casa, sou a avó e minha filha é a mãe. Minha filha tem 14 anos e no máximo brinca com a Sophie. Quem cuida somos eu e meu marido, os avós corujas !!!!! Tânia de Porto Alegre/RS

Fatima disse...

Tenho um shihtzu e é tudo de bom.
É a coisa mais linda do mundo.
Meu Max tem 1 aninho e é meu companheirinho.
Estou morrendo de dó pois depois de 1 ano vou voltar a trabalhar e ele terá que ficar só no ap.
Espero que acostume, pois é ambiente novo.

Fatima disse...

Tenho um shihtzu e é tudo de bom.
É a coisa mais linda do mundo.
Meu Max tem 1 aninho e é meu companheiro.
Estou morrendo de dó pois depois de 1 ano vou voltar a trabalhar e ele terá que ficar só no ap.
Espero que acostume, pois é ambiente novo.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Concordo com tudo o q a Carolina disse. Amo o meu Tody, Shih tzu de 6 meses.

Unknown disse...

Infelizmente o meu faz tudo ao contrário desde bebê :(

susu disse...

Pq o seu faz o contrário... conte sua experiência..

susu disse...

Pq o seu faz o contrário... conte sua experiência..

Cleideaos disse...

Boa Noite, Adorei sua postagem bem explicativa sobre a raça. Eu sou uma das pessoas que esta na duvida em adiquirir a raça Sptiz ou Shithzu. Moro em apartamento pequeno, tenho dois filhos e nos amamos cachorro, e sempre ficava de olhos vidrados na raça de Lulu, mas quando passei um final de semana na casa de uma amiga que tem o Shithzu eu me apaixonei pelo carisma e carinho como eles são meigos. E por fim fiquei na duvida.
Até pela questão de soltar muitos pelos, idas em pets. E o que mais me chamou a atenção e porque o Shithzu não e grande, e comprido mas não grande. e o Spitz pode ser maior.

OHHHH duvida cruel!!!!!!!!!