terça-feira, 10 de novembro de 2009

De olho no termômetro: golpe de calor pode ser fatal para os animais

O verão ainda não chegou, mas o sol forte em plena primavera dá uma ideia de como será a estação mais quente do ano. Para os bichos, temperaturas que podem atingir ou ultrapassar a marca de 40 graus também causam desconforto. Segundo a veterinária Alessandra Seixas Martins, da Black-Tie, há casos em que um golpe de calor é fatal. “Na prática, qualquer animal pode sofrer um golpe de calor, independentemente da raça”, diz ela.

De acordo com a profissional, passear com o cachorro em horários de sol intenso, deixar o bicho no carro enquanto vai resolver alguma coisa ou manter o animal preso em um espaço da casa com pouca circulação de ar são algumas das falhas mais comuns cometidas pelos donos. “Outro erro frequente é a pessoa sair para andar de bicicleta e levar o cachorro na coleira, a pé. Além dos males provocados pelo calor, isso causa lesões articulares no animal”, afirma Alessandra.

Entre os sintomas de um golpe de calor estão respiração ofegante, salivação intensa, olhar confuso, desidratação e até convulsão. Caso o dono encontre seu melhor amigo passando mal, o primeiro passo é refrescá-lo aos poucos, passando água fria na barriga, nas patas e na cabeça. Depois, é correr para o veterinário.

Mas, antes que o problema se manifeste, vale a pena ficar de olho, já que a prevenção envolve medidas simples. Manter o animal em um lugar arejado e com sombra, não colocar a vasilha de água sob o sol e tosar bichos mais peludos funcionam bem. “Em casos extremos, deixar um ventilador ligado pode ajudar”, ensina Alessandra.

Fonte: Site do GNT

0 comentários: