domingo, 25 de outubro de 2009

Uma visita fascinante ao Oceanário de Lisboa

Hoje resolvi postar umas fotos de uma visita ao Oceanário de Lisboa. Confesso que, à primeira vista,  a idéia de ir a um lugar para ver peixes em tanques não me animou muito. Mas, quando entrei lá logo me convenci que não iria me arrepender da visita, porque o local é realmente fascinante.




Dentro do oceanário existem áreas reservadas para animais terrestres e aquáticos. E é interessante notar que a arquitetura do prédio foi pensada dentro do conceito de unicidade dos oceanos. Para efeitos de estudo, os oceanos foram divididos e nomeados em Atlântico, Pacífico, Índico e Antártico, quando, na realidade, eles formam um ambiente contínuo subaquático. Para nos dar a impressão de que todos os animais estão em um mesmo habitat, seguindo essa lógica de um oceano único, os tanques foram divididos com chapas de acrílico, o que nos leva a pensar que os animais estão vivendo juntos em uma única massa de água.




Ao caminhar pelos corredores escuros, que ficam diante de aquários gigantescos e iluminados (que mais parecem vitrines vivas), você tem a impressão de estar integrado a toda aquelas maravilhosas criaturas marinhas.



Além do vidro dos aquários, não há barreiras que separem os visitantes dos animais. Assim, é possível observar bem de perto das grandes "estrelas" dos oceanos: os temidos tubarões, as lindas raias e gigantescos polvos. Pra completar, o Oceanário ainda investe em uma experiência sensorial muito bacana: dentro do edifício, os visitantes podem ouvir a reprodução de sons característicos de cada habitat, captados em diversos locais, como na costa dos Açores, do Alasca ou nas ilhas Seychelles. Sem falar no cheirinho gostoso de maresia, que está presente em todos os ambientes.

Os habitats terrestres também valem muito a pena. Dá vontade de ficar horas observando os pinguins, lontras, pássaros e focas, que por vez ou outra fazem alguma gracinha e sempre se mostram muito curiosos pra conhecer os visitantes.



Enfim, se você for a Lisboa, não perca este passeio, que, sem dúvida, é uma das principais atrações turísticas da cidade e um prato cheio para quem gosta de animais.

Quer saber mais? Visite o site do Ocenário para mais informações.

0 comentários: