domingo, 21 de junho de 2009

O gavião que vem me acordar todos os dias....


















Apesar de ser uma rua muito movimentada, o local onde moro tem um ecossistema muito rico: toda tarde vejo periquitos voando em bandos, cigarras que insistem em entrar aqui em casa, morcegos que ficam rondando a janela à noite, corujas que cantam melodias tristes durante a madrugada, filhotinhos de bem-te-vi sempre vêm na janela nos visitar . Além disso, tem também às vezes uns "bichos-grilo" que ficam na janela fumando maconha, mas acho que esses nem animais podem ser considerados porque pertencem a uma categoria muito inferior na escala evolutiva.

Ontem, tive uma grande surpresa com um visitante que cismou em ficar pousado em cima dos aparelhos de ar condicionado: um gavião, a quem eu batizei de Giffoni.

Confesso que a minha relação com ele é de medo e respeito. O bicho é bonito, até mesmo majestoso, mas é daqueles que sabe impor autoridade só de olhar pra você. Ele coloca você no seu lugar, e mesmo sendo muitas vezes maior que ele, na altura e na largura, você se sente pequenininho.

Ontem, o Giffoni estava se batendo contra a janela do meu quarto e eu não entendia o porquê. Depois, me alertaram que ele estava brigando com a sua própria imagem, já que as janelas daqui de casa têm aquela película "Insulfilm", que deixam os vidros espelhados para quem os vê de fora. Coitado do bicho, que em sua inocência ficou se jogando contra a janela com toda força achando que ali à sua frente havia um rival que estava tomando conta do seu território. E, coitada de mim, que agora vivo me assustando quando o bichão pousa na janela.

Acho que os meus aparelhos de ar condicionado se tornaram um excelente mirante para o Giffoni, já que ficam logo acima das copas das muitas árvores da rua. Daqui, ele pode observar os movimentos nos ninhos, os bichinhos no jardim do prédio, as mamães que saem das tocas para procurar comida.... Muito esperto esse gavião!

O grande problema é que, além de ter medo do Giffoni, eu ainda tenho duas gatinhas. Uma delas é toda invocada e encara até pit-bull se bobear. E agora ela tá doida pra transformar o Giffoni no ingrediente principal de uma canja, sem a mínima noção de que ele é duas vezes maior que ela. Vejam só a foto e o suposto diálogo entre a Margarida (minha gata) e o Giffoni:


Espero que o Giffoni arrume logo outro lugar pra ficar, porque apesar de as janelas daqui de casa terem telas de proteção, morro de medo de ele atacar as gatas e de continuar me assustando com seus pousos no ar condicionado.

Vamos ver no que dá. Já pensei até em colocar um espantalho na janela, mas não sei onde arrumar um.

Alguém já teve uma experiência semelhante?

2 comentários:

Erisana disse...

Hahahaha... Muito legal! Amei a foto!!! =) Se serve de consolo, minha mãe tem uma gatinha igualzinha a sua que fica dentro de casa e no quintal minha mãe tem 3 cachorros gigantescos! Sempre foi uma guerra (antes tinha 6) porque mesmo quando os cachorros estão distraídos a Branca tenta atacá-los e a gente tem que separar :( Um dia nos descuidamos e infelizmente eles aproveitaram pra entrar dentro de casa e atacar :( Foi um susto! Mas graças a Deus ela se recuperou e está firme e forte, briguenta como sempre...

Leila Piffer disse...

Olá!

Aqui em Santos há caso de gavião caçando gato pra comer...

E em São Vicente, cidade vizinha, soube de um caso de um gato que estava na janela e um gavião pegou-o em pleno vôo, na frente da dona do gato...

Eu tomaria o máximo de cuidado com o gavião que visita sua janela, porque eles conseguem abrir portinhas de gaiolas pra caçar passarinhos domésticos! Se ele resolver bicar sua tela, você pode ter problemas...

Não o maltrate, claro, mas evite sua presença perto das telas, ok?!

Abraço