quinta-feira, 23 de abril de 2009

Moradores de bairro de São Paulo procuram 'serial killer' de gatos

Donos de animais querem descobrir quem é o assassino em série que, em um ano, matou 35 gatos no bairro do Campo Belo, na Zona Sul de São Paulo. Apenas neste mês, seis bichanos morreram com evidências de envenenamento e outros dois estão desaparecidos, desde a última sexta-feira. O caso foi registrado no 27 DP e será encaminhado ao Ministério Público pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) da região.

A ação do "serial killer" deixou donos de gatos da região apavorados. Para evitar novas mortes, a solução encontrada por eles é manter os gatos trancados dentro de casa e bem longe dos venenos. Os proprietários dos animais acreditam que o assassino coloque "chumbinho" (produto clandestino usado como raticida) em alimentos para atraí-los.

Em um ano, a artista plástica e protetora de animais Martha Cristina Campos de Araújo, de 52 anos, teve 12 gatos envenenados. Apenas na última semana, foram cinco e outros dois estão desaparecidos. Todos encontrados com sinais de sangue na boca e esticados.

- É uma expressão de agonia. Eu já levanto de manhã e antes de deixar os gatos saírem para dar uma volta, eu vejo se não tem nenhum morto no quintal. Os gatos sentem muito quando veem um amigo morto. É muito triste - lamenta.

É uma expressão de agonia. Eu já levanto de manhã e antes de deixar os gatos saírem para dar uma volta, eu vejo se não tem nenhum morto no quintal
Em maio do ano passado, Martha fez o primeiro boletim de ocorrência relatando a morte de cinco gatos, e o desaparecimento de outros quatros.

- Infelizmente, nem todos os donos fazem o mesmo - diz ela, que contabiliza a morte dos gatos da vizinhança e da rua.

Quem também chorou a morte de um bichinho de estimação foi a corretora de seguros Analice Steiner Fruht, de 56 anos, que tem oito gatos em casa.

- Quando um deles some, eu já fico desesperada. Uma pessoa que faz isso para um bicho indefeso é pior que qualquer animal - critica.

Maltratar, ferir ou mutilar animais domésticos é crime contra a fauna. A pena varia de 3 meses a 1 ano de detenção. Se houver morte, a punição aumenta de 1/6 a 1/3 da pena.

Autópsia ajuda na investigação

Para ajudar na investigação nas mortes em série de gatos no Campo Belo, Martha Araújo pagou para que fosse feita a autópsia em um dos seus gatos.

- Infelizmente, não posso fazer em todos. Mas isso é para provar que eles estão sendo envenenados - esclareceu ela.

O resultado está previsto para sair no sábado, dia 25.

Para proteger os outros animais, Martha passou a viver em casa trancada com 16 gatos. Janelas, portas e portão ganharam telas de proteção para evitar que os gatos saiam às ruas. Dez são de estimação e os outros seis foram retirados da rua e estão sendo cuidados para ser entregues para adoção.

Na cidade de São Paulo, animais só podem ser doados após serem castrados. E cada morador pode ter no máximo dez bichos de estimação em casa.

Fonte: O Globo

1 comentários:

Renatinha... disse...

Filho da mãe! Um desgramado desse dá gosto querer que se dê muito mal na vida!