domingo, 5 de outubro de 2008

Animais exóticos também precisam de cuidados com os dentes

Ferrets podem usar o mesmo creme dental de cães e gatos.
Limpeza de dentes de coelhos e chinchilas deve ser feita só com alimentos.

Donos de cães e gatos já sabem que escovar os dentes do animal de estimação deve fazer parte da rotina, assim como dar água e comida todos os dias. Mas o que pouca gente sabe é que os ferrets, mais conhecidos como furões, também precisam ter uma higiene bucal equilibrada para terem boa saúde.

A orientação é do veterinário Herbert Corrêa, da Odontovet, clínica paulistana especializada no tratamento odontológico de cães, gatos e animais exóticos. De acordo com Corrêa, apesar de os ferrets terem menos problemas bucais que cães e gatos, a escovação dos dentes deve fazer parte da rotina.


“A prevenção é um cuidado básico para evitar o desenvolvimento de tártaro, placa bacteriana e outras doenças, como acontece com a gente”, diz Corrêa. De acordo com o veterinário, o dente do ferret é muito fino e pode quebrar, levando a inflamação e dores muito fortes, que podem até fazer o bicho parar de comer. Outro sinal de que a saúde bucal não está boa é a presença de mau hálito e manchas de sangue na boca, lista o especialista.

A ferret Wendy, da estudante Angélica de Carvalho, nunca havia escovado os dentes (Foto: Claudia Silveira/G1)A estudante Angélica de Carvalho, dona da ferret Wendy, nunca tinha escovado os dentes da sua mascote e descobriu que pode fazer a higiene bucal do bicho em casa mesmo, usando creme dantal veterinário e uma escovinha apropriada. “Na primeira vez, o dono pode usar apenas o dedo, para fazer um primeiro contato”, orienta Correa.

Apesar de ser um animal hiperativo, o ferret costuma ficar quietinho quando levantado pelo pescoço, o que facilita o trabalho do dono. “Como ele é um animal muito delicado, é preciso fazer os movimentos com bastante cuidado”, diz Corrêa, que recomenda uma visita ao veterinário antes de os donos de ferrets escovarem os dentes do bicho pela primeira vez.

Uma dentição saudável também é possível por meio de uma alimentação equilibrada, orienta e veterinária Ana Regina Torro, professora da Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo (Facis). Oferecer ração específica para o bicho ajuda a manter os dentes limpos e livres do tártaro, ponto inicial da maioria das doenças bucais.

Fonte: G1

3 comentários:

Maiurz Cat Vladickb disse...

Tem muito ser humano que nao escova os dentes. vou escovar de gato????

Leopardo disse...

Prezada Sra:

Tenho um leopardinho como o que vai no link abaixo:
http://www.quebarato.com.br/classificados/filhotes-de-bengal-leopardinhos__528262.html

Será que eles escovam os dentes?

Anônimo disse...

Claro que se não escovar pelo menos uma vez por ano fazer a limpeza de tártaros(anestesia com sedação) porque pode causar infeção e vai para os rins. Se vc tem um animal cuide dele como se fosse filho, gente, pessoa,pois NÃO SÃO DIFERENTES DE NÓS. Tudo o que vc sente e tem >dores, doenças eles tb tam.Ou então não tenha.Oras bolas.