terça-feira, 26 de agosto de 2008

Gato: será que ele está se transformando no melhor amigo do homem?

Ele tem um ar enigmático, e no Egito Antigo já foi associado aos deuses e aos demônios. Mas hoje essa imagem mítica dos gatos é coisa do passado. A cada dia eles ganham mais espaço nos lares brasileiros. A estimativa é de que no Brasil, exista 1 gato para cada 12 habitantes. Especialistas consideram o gato o animal do futuro, pois ele se adapta com facilidade aos ambientes pequenos.

Existem pesquisas falando sobre o aumento do número de pessoas que vivem sozinhas e que estão optando em ter um gato, ao invés de um cachorro, como seu animal de estimação. Isso está acontecendo justamente porque o gato é um animal que consegue ficar bastante tempo sozinho sem destruir nada na casa. Coisa que frequentemente ocorre com os cães. O gato se estressa menos do que o cachorro quando fica sozinho. Eles dormem a maior parte do tempo e quando se chega em casa, ele está pronto para brincar e fazer companhia para o dono.
Há uma pesquisa que diz que o gato come cerca de 17 vezes por dia. Por isso que dá para deixá-lo sozinho por até 2 dias em casa. Ele não vai comer toda a comida de uma vez, como faz o cachorro. Essa é outra facilidade para quem mora só.

Os felinos já fizeram aumentar em cerca 8% o setor de produtos para gatos no Brasil nos últimos 3 anos. Produtos não faltam. São coleiras, fraldas, anti-pulgas, caixas de transporte, rações, brinquedos, livros e muito mais.

A jornalista Yara Rocca é um exemplo disso. No final de 2007 ela lançou o livro "Deixe um gato surpreender você", que contou com o patrocínio da Bayer e 5 meses depois já tinha vendido a 1a edição todinha.

Já a Bayer, também lançou um produto exclusivo para gatos, o Profender, que é um vermífugo que é aplicado no pescoço do gato, ao invés de ser via oral. Este produto já conquistou os donos exigentes que já não sabiam mais o que fazer para medicar corretamente seus gatos.
De acordo com os especialistas, o mais procurado é o dócil e bonachão gato persa. Mas tem gatos de outras raças conquistando espaço também. Os selvagens bengal, abissínio e maine coon são exemplos disso. Estas são hoje, as raças mais vendidas no país.

Fonte: O Serrano

0 comentários: